Notícias

Brasil participa da COP 27, o maior evento mundial destinado a frear as mudanças climáticas, e tem um papel muito importante nesta edição

COP27

A COP 27 é a 27ª sessão da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Este encontro acontece anualmente desde 1995, e a edição de 2022 foi realizada na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito entre os dias 6 e 18 de novembro. O contexto principal foi o agravamento dos efeitos das mudanças climáticas apontado pelo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o IPCC, que indica a necessidade de ação rápida para que não haja impactos ainda mais severos e irreversíveis ao meio ambiente e aos seres humanos. Confira abaixo os principais objetivos da edição deste ano:

  • Implementação do Pacto Climático de Glasgow, documento oriundo da COP 26. Uma das exigências desse pacto é a revisão das metas de redução de emissões de carbono que devem ser cumpridas até 2030 pelos países signatários.
  • Aprimoramento das ações sobre a adaptação às mudanças climáticas e mitigação de seus efeitos.
  • Acompanhamento dos acordos financeiros e dos compromissos de financiamentos destinados aos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento para a garantia de maior transparência no cumprimento das metas de ação climática.
  • Garantir o trabalho conjunto dos governos, do mercado e da sociedade civil na implementação de novas soluções e também na prática para ser possível reduzir os impactos das mudanças climáticas em médio e longo prazo.

O Brasil é um dos países participantes da COP, e ocupa hoje posição central nas discussões acerca do meio ambiente, em função do papel da Amazônia no clima mundial e dos problemas ambientais identificados na floresta, como as queimadas e as preocupantes taxas de desmatamento. Esta edição representa um marco na política ambiental e climática brasileira, tendo em vista o retorno da participação da sociedade civil nas discussões e a ida de uma grande parte dos membros do governo eleito no ano de 2022. Entre os compromissos assumidos estão a redução das emissões de gases em até 50% até o ano de 2028 e o desmatamento zero, reiterando a importância de ações imediatas para a mitigação dos efeitos do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Fonte: www.brasilescola.uol.com.br