O Impacto climático do turismo no Brasil

O Impacto climático do turismo no Brasil

O Brasil é um destino turístico que encanta pessoas de todo o mundo por suas praias paradisíacas, florestas tropicais, montanhas exuberantes e rica cultura. Com isso, o país tem se consolidado como um dos principais destinos de viagem do planeta, movimentando a economia, gerando empregos e renda.

Entretanto, essa grande movimentação gera também sérias complicações para o meio ambiente. Neste artigo, abordaremos como o turismo no Brasil afeta a natureza e quais ações podem ser adotadas para diminuir esse impacto ambiental.

Entenda como o turismo impacta o meio ambiente 🌱

O setor de turismo é um dos maiores e mais significativos para a economia nacional. Por meio dele, setores como hotelaria, transporte, gastronomia, comércio e serviços locais são impulsionados por diversos visitantes que buscam conhecer as paisagens e a biodiversidade local.

Contudo, é um dos setores cujas atividades econômicas mais contribuem para a emissão de carbono, principalmente devido ao setor de transportes, ao consumo de energia nos hotéis, à alimentação e ao descarte inadequado de resíduos. Ademais, situações como a superlotação de turistas, infraestrutura inadequada e a exploração de áreas naturais são fatores que causam sérios impactos ambientais, comprometendo a conservação da natureza e contribuindo para a degradação dos recursos naturais.

Esses impactos são claramente visíveis, especialmente em destinos localizados próximos a recursos naturais, como a Amazônia ou os recifes de corais no Nordeste. O aquecimento global, causado pela emissão excessiva de gases de efeito estufa, como o carbono oriundo das atividades humanas, provoca alterações extremas nos padrões climáticos, resultando em situações como o aumento do nível do mar e a destruição de ecossistemas.

Turismo sustentável: o que é? 🌱🌍

Diante do cenário de impactos ambientais crescentes, surge o conceito de turismo sustentável, que busca minimizar os efeitos negativos do setor sobre o meio ambiente, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais.

Um exemplo prático de turismo sustentável é quando uma empresa do setor faz a gestão de emissões de carbono de sua operação e conquista a certificação de Empresa Carbono Neutro. Isso significa que os gases do efeito estufa emitidos pelo funcionamento da empresa foram calculados e neutralizados.

Foi pensando em apoiar o setor que a consultoria ambiental O’green criou o Programa O’green de Descarbonização. Este programa é composto por 5 etapas:

  • Mensuração: representa o inventário de emissões, que identifica e quantifica as fontes de emissão de carbono, gerando um diagnóstico climático da empresa
  • Neutralização: compra de créditos de carbono em quantidade equivalente as emissões apuradas. A O’green utiliza apenas créditos de carbono validados pela ONU, garantindo a procedência e dando confiabilidade ao processo. Neste momento, a empresa ganha a certificação de Empresa Carbono Neutro
  • Redução: construção de um plano de ajustes operacionais para que a empresa emita menos carbono
  • Comunicação: construção de um plano de comunicação para divulgar a certificação conquistada interna e externamente
  • Engajamento: construção de programas e ferramentas personalizadas para que clientes, fornecedores e colaboradores possam contribuir com a neutralização e redução das respectivas emissões.

Conheça cases de sucesso no setor de turismo

Empresas como Beto Carrero World, Rede Tauá de Resorts, Cana Brava Resorts, Hotel Senac Barreira Roxa, Grupo Aviva, BioParque, AquaRio e Paineiras Corcovado são exemplos de turismo sustentável. Além de trabalharem sustentabilidade em diversas frentes, conquistaram a certificação de Empresa Carbono Neutro através do Programa O’green Descarbonização. Isso reforça o comprometimento destas marcas com a solução da crise climática e serve de exemplo para o setor.

O que nós, turistas, podemos fazer sobre isso?

Da próxima vez que formos planejar uma viagem, além de buscar destinos que sejam interessantes, vamos também procurar empresas que cuidem do meio ambiente. Estamos falando de hotéis, restaurantes, locadoras de carro ou empresas de transporte, por exemplo, que façam mais do que prestar um bom serviço — que gerem impacto ambiental positivo. Ao escolher estabelecimentos que possuem alguma certificação ambiental, os turistas não só garantem uma experiência mais ecológica, mas também contribuem para um modelo de turismo mais sustentável.

Conclusão 🌍💡

Diante disso, o reequilíbrio da relação do ser humano com a natureza é fundamental para a manutenção da vida. O setor de turismo necessita de abordagens sustentáveis para garantir a preservação do ecossistema que atrai turistas e movimenta a economia local.

Dessa forma, conclui-se que o turismo sustentável não é apenas uma tendência, mas uma urgência para preservar o nosso planeta e garantir que as futuras gerações possam continuar desfrutando das maravilhas naturais que temos hoje. Viajar de forma sustentável é uma maneira de respeitar e valorizar o mundo ao nosso redor, sem comprometer o futuro do planeta.


Referências: